domingo, 15 de maio de 2011

Memorial - 45 anos da morte de Venceslau Brás

Venceslau Brás Pereira Gomes (Brasópolis, 26 de fevereiro de 1868 — Itajubá, 15 de maio de 1966) foi um advogado e político brasileiro; presidente do Brasil entre 1914 e 1918, com um pequeno afastamento de um mês em 1917 por motivo de doença. Seu vice-presidente foi Urbano Santos da Costa Araújo.
Era filho de Francisco Brás Pereira Gomes e de Isabel Pereira dos Santos. Nascido na então São Caetano da Vargem Grande, hoje Brasópolis. Seu pai era o chefe político da cidade, a qual leva seu sobrenome.
Venceslau Brás Pereira Gomes
Venceslau Brás estudou no tradicional Colégio Diocesano de São Paulo nos anos de 1881 a 1884 e obteve o diploma de bacharel em direito pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1890. De volta a Minas Gerais, foi advogado e promotor público em Monte Santo e foi prefeito da cidade destacando-se na sua administração por ter introduzido o sistema de abastecimento de água na cidade. Presidiu a Câmara Municipal de Jacuí, e a seguir foi deputado estadual.
Entre 1898 e 1902 foi secretário do Interior, Justiça e Segurança Pública do Estado. Elegeu-se então deputado federal (chegando a líder da bancada mineira na Câmara dos Deputados) em 1903. Em 1909 assume a Presidência de Minas Gerais onde fica até se candidatar à vice presidência da república. Foi eleito vice presidente em 1 de março de 1910, obtendo 406.012 votos, derrotando o candidato da Campanha Civilista, Albuquerque Lins, que teve 219.106 votos.
Em 1 de março de 1910, Venceslau Brás é eleito vice-presidente da república, tendo Hermes da Fonseca sido eleito presidente derrotando Rui Barbosa. Em 1913, seu nome foi proposto como medida reconciliatória entre Minas Gerais, São Paulo e os outros estados, como candidato à sucessão de Hermes. Minas Gerais havia vetado a candidatura de Pinheiro Machado que era apoiado por Hermes da Fonseca, e Rodrigues Alves, que, na época, governava São Paulo, vetara a candidatura Rui Barbosa.
Vencesláu Brás foi eleito presidente em 1 de março de 1914, obtendo 532.107 votos contra 47.782 votos dados a Rui Barbosa.
Logo de início teve de combater a Guerra do Contestado (crise herdada do governo anterior) e, após debelar a revolta, mediou a disputa de terras entre os Estados do Paraná e Santa Catarina, tendo sido um dos fatores a dar origem ao conflito. Venceslau Brás definiu em 1916 os atuais limites entre Paraná e Santa Catarina. Em 20 de outubro de 1916, os governadores dos dois estados, assinaram, no Palácio do Catete, um acordo que fixava as divisas entre aqueles estados, o qual foi aprovado pelo Congresso Nacional, e publicado pelo decreto 3.304 de 3 de agosto de 1917.
Enfrentou também diversas manifestações militares, entre elas a Revolta dos Sargentos (1915), que envolvia suboficiais e sargentos.
Vencesláu definiu seu governo como o "Governo da pacificação dos espíritos", que buscou o entendimento nacional depois do conturbado governo de Hermes da Fonseca. Em seu governo ocorrem os chamados "3 G": A Grande Guerra, (como se chamava, na época, a Primeira Guerra Mundial), a Gripe Espanhola, e as Greves de 1917.
Promulgou o primeiro Código Civil brasileiro, que entrou em vigor em 1 de janeiro de 1916 e que foi a primeira lei a grafar o nome Brasil com a letra S.
O torpedeamento de navios brasileiros, em 26 de outubro de 1917, por submarinos alemães, levou o Brasil a entrar na Primeira Guerra Mundial. Os navios brasileiros à procura de submarinos alemães travaram a sangrenta Batalha das Toninhas, confundindo essa espécie de boto com seus inimigos, mataram dezenas deles.
Devido às dificuldades em importar produtos manufaturados da Europa durante o seu mandato, causadas pela guerra, Venceslau Brás incentivou a industrialização nacional, porém de forma inadequada, já que o país ainda era essencialmente agrícola, e o governo necessitava de armamentos bélicos que requeriam uma indústria mais sofisticada que a do Brasil de 1914.
Faleceu em 15 de maio de 1966, em Itajubá, com 98 anos, sendo o mais longevo de todos os presidentes brasileiros e o político que permaneceu mais tempo na condição de ex-presidente da república.
É homenageado por meio de três cidades, uma em Minas Gerais, Wenceslau Braz (Minas Gerais), outra no Paraná, Wenceslau Braz (Paraná), e outra em São Paulo, Presidente Venceslau.

Neste dia

15 de maio: Dia da Independência do Paraguai.
  • 1536 - Ana Bolena, segunda esposa de Henrique VIII de Inglaterra, é considerada culpada de adultério, traição e incesto pelo Parlamento inglês.
  • 1756 - Inicia-se a Guerra dos Sete Anos.
  • 1974 - O general António de Spínola é nomeado presidente da república portuguesa pela Junta de Salvação Nacional.
Nasceram neste dia…
  • 1906 - Humberto Delgado, militar e ativista político português (m. 1965).
  • 1937 - Madeleine Albright, política norte-americana.
  • 1982 - Jessica Sutta, cantora e dançarina do grupo Pussycat Dolls.
Morreram neste dia…
  • 1174 - Nur ad-Din da Síria, (n. 1118)
  • 1935 - Kazimir Malevich artista polaco-ucraniano (n. 1878).
  • 1966 - Venceslau Brás, político brasileiro (n. 1868).

Nasa confirma lava em uma lua de Júpiter


Nasa confirma lava em uma lua de Júpiter.jpg
Satélite Io

Confirmado: a Terra não está sozinha no Sistema Solar quando o assunto são erupções vulcânicas de magma em superfícies rochosas.
Dados da sonda Galileo, da Nasa (agência epacial americana), deixam claro que existe um "oceano" de magma por baixo das rochas de Io, uma das luas de Júpiter, e a quantidade de material liquefeito não é pouca.
Essa lua libera cerca de cem vezes mais magma do que todos os vulcões da Terra. Com isso, o manto magmático de Io, estimam os cientistas, alcançaria mais de 50 quilômetros de espessura --ou o mesmo que cerca de 10% de seu volume. A temperatura estimada do manto é de cerca de 1.200 graus Celsius.
O achado, publicado na última edição da revista americana "Science", deriva do trabalho de pesquisadores de três universidades dos EUA.
"Estamos animados porque finalmente conseguimos explicar algumas das informações obtidas pela Galileo", disse Krishan Khurana, da UCLA (Universidade da Califórnia, em Los Angeles).
A sonda Voyager, da Nasa, já havia indicado a possibilidade da presença de vulcões em Io em 1979.
Desde então, de acordo com Khurana, os cientistas acreditavam que a lua tivesse erupções com lava (basicamente magma que sai para a superfície). Mas a hipótese ainda não estava completamente confirmada.

ELETRICIDADE

Como a instalação de aparelhos na superfície dessa lua seria inviável, as erupções foram percebidas por um sinal eletromagnético que o interior de Io emite conforme a movimentação do magma.
Esse sinal é percebido porque, quando derretidas, as rochas de Io (assim como outras) são capazes de transmitir eletricidade.
Isso já tinha sido levantado por trabalhos recentes na física dos minerais. Um grupo de rochas, conhecidas como "ultramáficas", possui essa propriedade. Alguns exemplos desse tipo de rocha são encontrados aqui na Terra, na Suécia.
Mas, no caso de Io, o magma é ainda mais potente. "Nessa lua, ele é milhões de vezes melhor na condução de eletricidade do que as rochas da Terra", diz Khurana.
O sensor da Galileo mostrou ainda que o campo magnético de Júpiter continuamente rebate os sinais das rochas derretidas nessa lua. E é esse sinal ricocheteado que o sensor "enxergava".
Diferentemente do que acontece na Terra, os vulcões de Io ficam espalhados por toda a sua superfície. Por aqui, a concentração vulcânica é maior perto do oceano Pacífico. Mas os cientistas acreditam que a Terra e Io tenham magma de origem similar.
Agora, na próxima fase, os cientistas vão projetar alguns modelos de interação entre o campo magnético de Júpiter e o da lua "vulcânica".

SONDA ORBITOU PLANETA DE 1995 a 2003

A sonda Galileo, que leva o nome do astrônomo italiano que descobriu a lua Io no século 17 (o célebre Galileu Galilei), foi lançada em 1989. A nave robótica começou a orbitar Júpiter em 1995. No final de 1999, a sonda começou a receber sinais magnéticos de Io.
Depois de uma longa e brilhante carreira científica, a Galileo foi intencionalmente destruída ao entrar na atmosfera de Júpiter em 2003. A intenção do "suicídio" foi proteger de contaminação o oceano de Europa, outra lua de Júpiter. 

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Memorial - A lei áurea: Texto Original

LEI N. 3353 - DE 13 DE MAIO DE 1888
Declara extincta a escravidão no Brazil.

A Princesa Imperial Regente, em Nome de Sua Majestade o Imperador o Senhor D. Pedro II, Faz saber a todos os súditos do Império que a Assembléa Geral decretou e Ella sanscionou a Lei seguinte:

Art. 1º É declarada extincta, desde a data desta Lei, a escravidão no Brazil.

Art. 2º Revogam-se as disposições em contrario.

Manda, portanto, a todas as autoridades, a quem o conhecimento e execução da referida Lei pertencer, que a cumpram, e façam cumprir e guardar tão inteiramente como nella se contém.

O Secretario de Estado dos Negócios da Agricultura, Comercio e Obras Publicas e interino dos Negocios Estrangeiros, Bacharel Rodrigo Augusto da Silva, do Conselho de Sua Majestade o Imperador, o faça imprimir, publicar e correr.

Dada no Palácio do Rio de Janeiro em 13 de Maio de 1888, 67º da Independência e do Império.

PRINCEZA IMPERIAL REGENTE.
Rodrigo Augusto da Silva.

Carta de lei, pela qual Vossa Alteza Imperial Manda executar o Decreto da Assembléa Geral, que Houve por bem Sanccionar, declarando extincta à escravidão no Brazil, como nella se declara.

Para Vossa Alteza Imperial Ver.

=========================================================
Este é o documento original datado de 13 de maio de 1888, da Lei Áurea.



Memorial - 123 anos da abolição da escravatura no Brasil

A Lei Áurea (Lei Imperial n.º 3.353), sancionada em 13 de maio de 1888, foi a lei que extinguiu a escravidão no Brasil. Foi precedida pela lei n.º 2.040 (Lei do Ventre Livre), de 28 de setembro de 1871, que libertou todas as crianças nascidas de pais escravos, e pela lei n.º 3.270 (Lei Saraiva-Cotejipe), de 28 de setembro de 1885, que regulava "a extinção gradual do elemento servil".
Princesa imperial, Dona Isabel de Bragança e Bourbon
presidido por João Alfredo Correia de Oliveira, do Partido Conservador e chamado de "Gabinete de 10 de março". Dona Isabel sancionou a Lei Áurea, na sua terceira e última regência, estando o Imperador D. Pedro II do Brasil em viagem ao exterior.
O projeto de lei que extinguia a escravidão no Brasil foi apresentado à Câmara Geral, atual Câmara do Deputados, pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva, no dia 8 de Maio de 1888. Foi votado e aprovado nos dias 9 e 10 de maio de 1888, na Câmara Geral.
A Lei Áurea foi apresentada formalmente ao Senado Imperial pelo ministro Rodrigo A. da Silva no dia 11 de Maio. Foi debatida nas sessões dos dias 11, 12 e 13 de maio. Foi votada e aprovada, em primeira votação no dia 12 de maio. Foi votada e aprovada em definitivo, um pouco antes das treze horas, no dia 13 de maio de 1888, e, no mesmo dia, levado à sanção da Princesa Regente.
Foi assinada no Paço Imperial por Dona Isabel e pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva às três horas da tarde do dia 13 de maio de 1888.
O processo de abolição da escravatura no Brasil foi gradual e começou com a Lei Eusébio de Queirós de 1850, seguida pela Lei do Ventre Livre de 1871, a Lei dos Sexagenários de 1885 e finalizada pela Lei Áurea em 1888.
O Brasil foi o último país independente do continente americano a abolir completamente a escravatura. O último país do mundo a abolir a escravidão foi a Mauritânia, somente em 9 de novembro de 1981, pelo decreto n.º 81.234.

Neste dia

13 de maio:
  • 1888 - É sancionada a Lei Áurea, abolindo a escravidão no Brasil.
  • 1917 - Três crianças declaram ter visto uma aparição da Virgem Maria sobre uma azinheira, na Cova da Iria, perto de Fátima, Portugal.
  • 1981 - O Papa João Paulo II sofre um atentado na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Nasceram neste dia…
  • 1767 - Rei D. João VI de Portugal.
  • 1881 - Lima Barreto, escritor brasileiro (m. 1922).
  • 1950 - Stevie Wonder, compositor e cantor norte-americano.
Morreram neste dia…
  • 1832 - Georges Cuvier, naturalista francês (n. 1769).
  • 1930 - Fridtjof Nansen, cientista, explorador e político norueguês (n. 1861).
  • 1988 - Chet Baker, músico norte-americano (n. 1929).

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Quadrinhos de Hoje: Virando a Esquina


Neste dia

11 de maio: Dia da canonização de Frei Galvão pelo Papa Bento XVI.
  • 1927 - É fundada a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, na Califórnia, responsável pelo Oscar.
  • 1960 - Adolf Eichmann, um dos organizadores do Holocausto, é sequestrado na Argentina por uma equipe de agentes secretos israelitas da Mossad.
  • 2001 - A edição em português da Wikipédia é lançada.
Nasceram neste dia…
  •   483 - Justiniano I, imperador bizantino (m. 565).
  • 1895 - Jiddu Krishnamurti, filósofo e místico indiano (m. 1986).
  • 1894 - Martha Graham, dançarina e coreógrafa norte-americana (m. 1991).
Morreram neste dia…
  • 1610 - Matteo Ricci, missionário jesuíta italiano (n. 1552).
  • 1937 - Afonso Costa, político e líder português (n. 1871).
  • 1981 - Bob Marley, músico jamaicano (n. 1945).

terça-feira, 10 de maio de 2011

Quadrinhos de Hoje: Meu Ídolo

Sigam-me

Sigam me no meu Twitter: @dhyonnefp
Meu Facebook: dhyonnefp@gmail.com
Meu Orkut : dhyonnepessoa@hotmail.com / dhyonnepessoa@gmail.com
Meu E-mail: dhyonnefp@gmail.com / dhyonnepessoa@gmail.com

Neste dia

10 de maio: Dia Mundial do Doente com Lúpus
  • 1857 - Ocorre a Revolta dos Sipais, na Índia.
  • 1871 - É firmado o Tratado de Frankfurt entre a França e a Alemanha, ao término da guerra Franco-prussiana.
  • 1940 - Segunda Guerra Mundial: começa o Blitzkrieg alemão contra os Países Baixos, a Bélgica e o Luxemburgo.
Nasceram neste dia…
  • 1746 - Gaspard Monge, matemático francês (m. 1818).
  • 1899 - Fred Astaire, dançarino e actor norte-americano (m. 1987).
  • 1960 - Bono Vox, cantor irlandês do U2.
Morreram neste dia…
  • 1774 - Rei Luís XV da França (n. 1710).
  • 1850 - Gay-Lussac, físico e químico francês (n. 1778).
  • 1984 - Joaquim Agostinho, ciclista português (n. 1943).

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Quadrinhos de Hoje: Pizza de quê?!?



Memorial - 17 anos depois de Nelson Mandela ser o primeiro negro a governar a África do Sul

Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento antiapartheid, como ativista, sabotador e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista. Sua vida foi brilhantemente retratada no filme “Invictus” (2009), mostrando sua conversão em ativista com métodos pacíficos, vindo a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1993. Passou a infância na região de Thembu, antes de seguir carreira em Direito. Em 1990 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz, que foi recebido em 2002. Na África do Sul também é conhecido como 'Madiba', um título honorário adotado por membros do clã de Mandela.
Mandela foi libertado pelo presidente Frederik de Klerk em 1990. Tornou-se então líder do Congresso Nacional Africano (CNA), do qual já de há muito se tornara referência. A sua experiência de luta contra o apartheid, a sua postura de moderado no período de transição para uma ordem democrática sem segregação, o claro objectivo de operar a reconciliação nacional que norteou as suas relações com o Presidente de Klerk, valeram-lhe um inesgotável prestígio no país e no estrangeiro. Mandela é provavelmente o político com maior autoridade moral no continente Africano, o que lhe tem permitido desempenhar o papel de apaziguador de tensões e conflitos.
Como presidente do CNA (de julho de 1995 a dezembro de 1999) e primeiro presidente negro da África do Sul (de maio de 1991 a junho de 2000), Mandela comandou a transição do regime de minoria no comando, o apartheid, ganhando respeito internacional por sua luta em prol da reconciliação interna e externa. Alguns radicais ficaram desapontados com os rumos de seu governo, entretanto; particularmente na ineficácia do governo em conter a crise de disseminação da SIDA/AIDS.
Mandela também foi criticado por sua amizade próxima para com líderes como Fidel Castro (Cuba) e Muammar al-Gaddafi (Líbia), a quem chamou de "irmãos das armas". Sua decisão em invadir o Lesoto, para evitar um golpe de estado naquele país, também é motivo de controvérsia

Neste dia

9 de maio: Dia da União Europeia
  • 1386 - É assinada a Aliança Luso-Britânica entre Portugal e o Reino Unido, a mais antiga aliança entre nações em vigor atualmente.
  • 1605 - É publicada a primeira parte de Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes.
  • 1994 - Nelson Mandela torna-se o primeiro presidente negro da África do Sul.
Nasceram neste dia…
  • 1860 - James Matthew Barrie, escritor britânico (m. 1937).
  • 1883 - José Ortega y Gasset, filósofo espanhol (m. 1955).
  • 1946 - Candice Bergen, atriz estado-unidense.
Morreram neste dia…
  • 1707 - Dietrich Buxtehude, compositor e organista teuto-dinamarquês (n. 1637).
  • 1805 - Friedrich Schiller, poeta, filósofo e historiador alemão (n. 1759).
  • 1903 - Paul Gauguin, pintor francês (n. 1848).

domingo, 8 de maio de 2011

Animais Curiosos: Tamboril

Tamboril é o nome vulgar dos peixes lophiiformes pertencentes aos géneros Lophius e Lophiodes. O tamboril é um peixe bentónico, que vive junto do fundo, que pode ser encontrado desde a zona de maré até aos 600 metros de profundidade.
Peixe Tamboril
O tamboril é caracterizado pela cabeça desproporcionalmente grande, com boca semi-circular munida de dentes pontiagudos. Enquanto adulto, o tamboril pode medir até 170 cm de comprimento. Como todos os outros peixes lophiiformes, o tamboril apresenta uma barbatana dorsal característica, onde o raio anterior está isolado e modificado para a função de cana de pesca. O raio apresenta uma excrescência carnosa na ponta (a isca) que atrai as presas para a boca do animal. As presas preferenciais são outros peixes, mas já foram registados casos onde se descobriu aves marinhas no estômago de tamboris. A camuflagem eficiente do tamboril contra o fundo do mar é essencial para o sucesso deste tipo de caça.
A maturação sexual ocorre relativamente tarde. Após a fecundação, a fêmea liberta cerca de 5 milhões de ovos, agregados em fitas gelatinosas flutuantes. As larvas eclodem após cerca de 20 dias e passam a fazer parte do zooplâncton. Cerca de quatro meses depois assentam no fundo e desenvolvem os juvenis.
O tamboril, em particular as espécies Lophius piscatorius e Lophius budegassa, é um dos peixes tradicionais da Gastronomia Portuguesa.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tamboril

Hoje é Dia das Mães

O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.
A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Reia, a Mãe dos deuses.
O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Julia Ward Howe, autora de O Hino de Batalha da República.
No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
Em Portugal, o Dia da Mãe é celebrado no primeiro domingo de Maio.
Em Israel o Dia da Mãe deixou de ser celebrado, passando a existir o Dia da Família em Fevereiro.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_m%C3%A3es
8 de maio: Dia da Vitória na Europa, Dia das Mães
  • 1360 - Guerra dos Cem Anos: é assinado o Tratado de Brétigny.
  • 1886 - A Coca-Cola é vendida pela primeira vez.
  • 1933 - Mahatma Gandhi inicia uma greve de fome contra a opressão britânica na Índia.
Nasceram neste dia…
  • 1753 - Miguel Hidalgo, padre e ativista mexicano (m. 1811).
  • 1829 - Louis Moreau Gottschalk, compositor e pianista norte-americano (m. 1869).
  • 1850 - Almeida Júnior, pintor brasileiro (m. 1899).
  • 1851 - José Gomes Pinheiro Machado, político brasileiro, senador e propagandista da República (m. 1915).
Morreram neste dia…
  • 1794 - Antoine Lavoisier, químico francês (n. 1743).
  • 1782 - Marquês de Pombal , estadista português (n. 1699).
  • 1988 - Robert A. Heinlein, escritor de ficção científica estadunidense (n. 1907).

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Neste dia

7 de maio:
  • 1910 - O cometa Halley passa pela Terra.
  • 1927 - É fundada a empresa aérea brasileira Varig.
  • 1945 - O Governo Flensburg toma controle da Alemanha.
Nasceram neste dia…
  • 1711 - David Hume, filósofo britânico (m. 1776).
  • 1840 - Pyotr Ilyich Tchaikovsky, compositor russo (m. 1893).
  • 1919 - Eva Perón, atriz e política argentina (m. 1952).
Morreram neste dia…
  •   973 - Oto I, Sacro Imperador Romano-Germânico (n. 912).
  • 1963 - Aquilino Ribeiro, escritor português (n. 1885).
  • 2001 - Joseph H. Greenberg, linguista norte-americano (n. 1915).
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

    quinta-feira, 5 de maio de 2011

    Animais Curiosos: Gato Sphynx

    Sphynx, também conhecido como Esfinge, é uma raça de gato originária do Canadá na década de 1960.
    Famoso por não possuir pelos, essa raça é muito procurada por pessoas desinformadas que acham que pelos provocam alergia, quando na realidade o fator causador encontra-se nas descamações da pele dos animais. Portanto, deve-se deixar claro que esta raça não é hipoalérgenica. Devido a essa ausência de pelos, esse animal é vulnerável ao frio e ao calor, podendo sofrer queimaduras solares e hipotermia, sendo indicado para locais em que o acesso ao ambiente externo é limitado, como em apartamentos.










    Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gato_Sphynx

    Neste dia

    5 de maio: Dia da Cultura Lusófona
    • 1949 - É criado o Conselho da Europa.
    • 1961 - O astronauta Alan Shepard torna-se o primeiro norte-americano a viajar no espaço.
    • 1968 - Estudantes franceses invadem a Universidade de Sorbonne. Cerca de 600 pessoas foram presas.
    Nasceram neste dia…
    • 1813 - Søren Kierkegaard, filósofo dinamarquês (m. 1865).
    • 1818 - Karl Marx, filósofo e teórico político alemão (m. 1883).
    • 1916 - Dalva de Oliveira, cantora brasileira (m. 1972).
    Morreram neste dia…
    • 1821 - Napoleão Bonaparte, estadista francês (n. 1769).
    • 1892 - August Wilhelm von Hofmann, químico alemão (n. 1818).
    • 1995 - Mikhail Botvinnik, xadrezista soviético (n. 1911).
    Disponível em: www.wikipedia.org

    quarta-feira, 4 de maio de 2011

    Obra escolhida para o trabalho de Altas Abilidades: Bull Plate, de Pablo Picasso

    Esta obra faz parte de um estudo do pirtor sobre touros.

    Trabalho de Altas Abilidades: Pablo Picasso

    Pablo Picasso em foto da revista Vea y lea
    Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de La Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, ou simplesmente Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido a poesia.
    Foi reconhecidamente um dos mestres da arte do século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando, enfim, todos os tipos de materiais. Ele também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braque.

    Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pablo_picasso

    terça-feira, 3 de maio de 2011

    Neste dia

    3 de maio: Dia Mundial da Liberdade de Imprensa e Dia do Pau-brasil
    • 1494 - Cristóvão Colombo descobre o território da atual Jamaica.
    • 1791 - A Constituição Polaca de Maio, a primeira constituição moderna da Europa, é proclamada pela Sejm.
    • 1960 - A Casa de Anne Frank, em Amsterdão, é aberta ao público.
    Nasceram neste dia…
    • 1455 - Rei D. João II de Portugal (m. 1495).
    • 1469 - Nicolau Maquiavel, filósofo e historiador italiano (m. 1527).
    • 1933 - James Brown, cantor estado-unidense (m. 2006).
    Morreram neste dia…
    • 1481 - Mehmed II, sultão otomano (n. 1432).
    • 1764 - Francesco Algarotti, filósofo, crítico e escritor de ópera italiano (n. 1712)
    • 1983 - Armando José Fernandes, compositor português (n. 1906).
    Disponível em:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

    segunda-feira, 2 de maio de 2011

    Notícia Especial: Morte de Osama Bin Laden

    A morte de Osama bin Laden, um dos membros sauditas da família bin Laden e líder-fundador da al-Qaeda, foi divulgada em 1 de maio de 2011 por oficiais norte-americanos, que informaram que ele teria sido morto por tiros nesta mesma data na cidade de Abbottabad, no Paquistão. Segundo a versão oficial, Osama teria sido capturado e morto em um esconderijo nos arredores de Abbottabad durante uma operação secreta realizada por forças da Joint Special Operations Command em conjunção com a CIA e o governo paquistanês, que colaborou para a localização do paradeiro do terrorista. Quando era noite nos Estados Unidos, o Presidente Barack Obama confirmou oficialmente pela televisão que bin Laden havia morrido. O cadáver, posteriormente capturado, foi mantido sob custódia militar, e amostras de ADN, comparadas com as da falecida irmã de bin Laden, confirmaram sua identidade. As imagens divulgadas do corpo seriam falsas, conforme uma emissora de televisão do Paquistão.


    Disponível em:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Morte_de_Osama_bin_Laden

    Quadrinhos de hoje: É merda?!?






















    Neste dia

    2 de maio: Yom Ha'Shoah ou Dia da Lembrança do Holocausto, feriado judaico (2011).
    • 1900 - Óscar II, rei da Suécia, declara apoio ao Reino Unido na Segunda Guerra dos Bôeres.
    • 1968 - Iniciam-se as manifestações estudantis de maio de 1968 em França.
    • 1982 - Guerra das Malvinas: o submarino nuclear britânico HMS Conqueror afunda o cruzador argentino General Belgrano.
    Nasceram neste dia…
    • 1458 - Leonor de Avis, Rainha de Portugal.
    • 1660 – Alessandro Scarlatti, compositor italiano.
    • 1909 - Ataulfo Alves, compositor brasileiro.
    Morreram neste dia…
    •   373 - São Atanásio de Alexandria.
    • 1519 - Leonardo da Vinci , polímata italiano.
    • 1997 - Paulo Freire, pedagogo brasileiro.
     Disponível em :http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

    domingo, 1 de maio de 2011

    Hoje é dia do trabalhador

    O Dia do Trabalhador é celebrado anualmente no dia 1º de Maio em numerosos países do mundo, sendo feriado no Brasil, em Portugal e em outros países.
    Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América.
    Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA . No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
    Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
    Em 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países. Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.

    Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_trabalhador

    Memorial - 16 anos da morte de Ayrton Senna

    Ayrton Senna da Silva (São Paulo, 21 de março de 1960 — Bolonha, 1 de maio de 1994) foi um piloto brasileiro de Fórmula 1, três vezes campeão mundial, nos anos de 1988, 1990 e 1991. Foi também vice-campeão no controverso campeonato de 1989 e em 1993. Morreu em acidente no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, durante o Grande Prêmio de San Marino de 1994. É considerado um dos maiores nomes do esporte brasileiro e um dos maiores pilotos da história do automobilismo
    Seu bom desempenho em categorias anteriores o levou a estrear na Fórmula 1 no Grande Prêmio do Brasil de 1984 pela equipe Toleman-Hart. Em sua primeira temporada na categoria, Senna rapidamente teve resultados, levando a pequena equipe inglesa a obter resultados jamais alcançados.
    Em dezembro de 2009 a revista inglesa Autosport publicou uma matéria onde fez uma eleição para a escolha do melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos. A revista consultou 217 pilotos que passaram pela categoria, e Ayrton Senna venceu tal votação.

     Ayrton Senna empunharia em homenagem ao austríaco Roland Ratzenberger, morto um dia antes.[8]
    Senna em sua McLaren.
    Ayrton Senna
    Foi um GP trágico. Além do acidente de Barrichello e das mortes de Senna e Ratzenberger, o acidente entre J.J. Lehto e Pedro Lamy fez arremessar dois pneus para a arquibancada, ferindo vários torcedores. O italiano Michele Alboreto, da Minardi, perdeu um pneu na saída dos boxes e se chocou contra os mecânicos da Ferrari, ferindo também um mecânico da Lotus.
    Não bastando isso, durante alguns minutos as comunicações no circuito entraram em colapso, permitindo que o piloto Erik Comas, da equipe Larousse, deixasse o pit-stop e retornasse à corrida quando ela já havia sido interrompida. Comas somente entendeu o que estava acontecendo quando os fiscais de pista mais próximos ao acidente tremularam nervosamente suas bandeiras vermelhas indicando-lhe a situação. Se não fosse por essa atitude, ele poderia ter se chocado com o helicóptero que se encontrava pousado no asfalto da pista aguardando para levar Senna ao hospital.
    A imagem de Ayrton apoiado na sua Williams, flagrado pelas tevês, com o olhar distante e perdido, pouco antes do início do GP, ficaria marcada para sempre entre seus fãs.
    No Brasil, ficou muito difundida uma frase dita pelo jornalista Roberto Cabrini ao Plantão da Globo, boletim de notícias extraordinário da Rede Globo. Logo após a confirmação da morte de Ayrton, pelo hospital, Cabrini noticiou dizendo, por telefone:
    Na terceira corrida da temporada, o GP de San Marino, em Ímola, Senna declarou que esta deveria ser a corrida de início da temporada para ele, pois não havia terminado as anteriores e agora faltavam apenas catorze corridas. Senna mais uma vez conquistou a pole, mas o fim de semana não seria tão fácil. Ele estava particularmente preocupado com dois eventos. Um deles, na sexta-feira, durante a sessão de qualificação da tarde, o piloto brasileiro Rubens Barrichello, envolveu-se em um grave acidente perdendo o controle de sua Jordan, passou por cima de uma zebra e voou da pista, chocando-se violentamente contra uma barreira de pneus.
    Felizmente, Barrichello saiu desse acidente com pequenas escoriações e o nariz quebrado, ferimento suficiente para impedi-lo de correr no domingo. Senna visitou seu amigo no hospital - ele pulou o muro depois que foi impedido de visitá-lo pelos médicos - e ficou convencido de que as normas de segurança deveriam ser revisadas.
    A Curva Tamburello em 1994.
    Mudanças feitas no autódromo Enzo e Dino Ferrari depois dos acidentes de 1994.
    O segundo ocorreu no sábado, durante os treinos livres, quando o austríaco Roland Ratzenberger, correndo pela Simtek, bateu violentamente na curva Villeneuve num acidente que começou a se formar na fatídica curva Tamburello, quando a asa dianteira de seu carro se soltou fazendo-o perder o controle do veículo. Levado ao Hospital Maggiore de Bolonha, ele faleceu minutos depois. Essa foi a primeira morte de um piloto na pista em dez anos - desde que a FIA adotara sérias medidas de segurança -. Senna convenceu os oficiais de pista a levá-lo ao local do acidente para ver ele mesmo o que poderia ter acontecido e essa ousadia lhe custou mais uma advertência e algum desgaste na sua atribulada relação com a FIA.
    Senna passou o final da manhã reunido com outros pilotos, determinado a recriar a antiga Comissão de Segurança dos Pilotos, a fim de melhorar a segurança na F1. Como um dos pilotos mais velhos, ele se ofereceu para liderar esses esforços.
    Apesar de tudo, Senna e todos os outros pilotos concordaram em correr. Ele saiu em primeiro, mas J.J. Lehto deixou morrer sua Benetton, fazendo os outros pilotos desviarem dele. Porém Pedro Lamy, da Lotus-Mugen, bateu na parte traseira de Lehto, o que levou o safety car à pista por cinco voltas.
    Na sétima volta a corrida foi reiniciada, e Senna rapidamente fez a terceira melhor volta da corrida, seguido por Schumacher. Senna iniciara o que seria a sua última volta; ele entrou na curva Tamburello e perdeu o controle do carro, seguindo reto e chocando-se violentamente contra o muro de concreto. A telemetria mostrou que Senna, ao notar o descontrole do carro, ainda conseguiu, nessa fração de segundo, reduzir a velocidade de cerca de 300 km/h (195 mph) para cerca de 200 km/h (135 mph). Os oficiais de pista chegaram à cena do acidente e, ao perceber a gravidade, só puderam esperar a equipe médica. Por um momento a cabeça de Senna se mexeu levemente, e o mundo, que assistia pela TV, imaginou que ele estivesse bem, mas esse movimento havia sido causado por um profundo dano cerebral. Senna foi removido de seu carro pelo Professor Sidney Watkins, neurocirurgião de renome mundial pertencente aos quadros da Comissão Médica e de Segurança da Fórmula 1 e chefe da equipe médica da corrida, e recebeu os primeiros socorros ainda na pista, ao lado de seu carro destruído, antes de ser levado de helicóptero para o Hospital Maggiore de Bolonha onde, poucas horas depois, foi declarado morto.
    Mais tarde o Professor Watkins declarou:
    Ele estava sereno. Eu levantei suas pálpebras e estava claro, por suas pupilas, que ele teve um ferimento maciço no cérebro. Nós o tiramos do cockpit e o pusemos no chão. Embora eu seja totalmente agnóstico, eu senti sua alma partir nesse momento.



    Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ayrton_senna

    Neste dia

    1 de maio: Dia do Trabalhador.
    • 1500 - Pedro Álvares Cabral declara a posse da Ilha de Vera Cruz (Brasil) em nome do rei de Portugal.
    • 1707 - Entra em vigor o Tratado de União unindo o Reino da Inglaterra ao da Escócia para formar o Reino da Grã-Bretanha.
    • 1961 - O primeiro-ministro de Cuba, Fidel Castro, proclama o país como nação socialista.
    Nasceram neste dia…
    • 1829 - José de Alencar, escritor e dramaturgo brasileiro (m. 1877).
    • 1852 – Santiago Ramón y Cajal, cientista neurológico espanhol (m. 1934).
    • 1872 - Sidónio Pais, político e antigo presidente da República Portuguesa (m. 1918).
    Morreram neste dia…
    • 1873 - David Livingstone, missionário e explorador britânico (n. 1813).
    • 1904 - Antonín Dvořák, compositor tcheco (n. 1841).
    • 1994 - Ayrton Senna, automobilista brasileiro (n. 1960).